O Lanús receberá o Flamengo nesta quinta-feira, no estádio La Fortaleza, para o jogo de ida, buscando obter vantagem antes da partida de volta no Maracanã. O time argentino tentará conquistar um título inédito em sua história, enquanto a poderosa equipe brasileira buscará ampliar sua coleção de troféus internacionais após um triunfante ano de 2025.
O Lanús, time argentino campeão da Copa Sul-Americana, e o Flamengo, clube brasileiro campeão da Copa Libertadores, se enfrentam nesta quinta-feira no jogo de ida da final da Recopa Sul-Americana.
A partida, que terá início às 21h30, horário local , no estádio La Fortaleza, do Lanús, será arbitrada pelo venezuelano Alexis Herrera. O jogo de volta será disputado no dia 26 de fevereiro, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
O Lanús chega a este jogo após um bom início no Torneio Apertura, apesar do revés na última sexta-feira, quando sofreu uma derrota por 2 a 0 para o Independiente sem muitos de seus titulares em campo.
Após a vitória sobre o Atlético Mineiro na final da Copa Sul-Americana de 2025, o Lanús buscará adicionar mais um título à sua coleção nesta edição da Recopa Sul-Americana: seu quarto título internacional e o nono no geral em seus 111 anos de história.
Para isso, o técnico Mauricio Pellegrino contou com o retorno do meia Marcelino Moreno, recuperado de uma metatarsalgia no pé esquerdo, enquanto a participação do atacante Rodrigo Castillo permanece incerta devido a uma lesão no quadríceps da perna esquerda.
"O valor de mercado é muito importante, mas eu o encaro com reservas. É verdade que o Flamengo acabou de contratar Lucas Paquetá por 40 milhões de dólares, mas esse era o valor que ele tinha em seu clube anterior, o que explica o preço. Mas futebol é sobre onze jogadores de cada lado", disse o capitão Carlos Izquierdoz na coletiva de imprensa pré-jogo.
O Flamengo, por sua vez, chega a esta partida após um início de ano difícil, com resultados adversos, mas conseguiu dar a volta por cima com uma vitória, um empate e uma derrota no Brasileirão. O resultado mais importante foi a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, no domingo, pelas quartas de final do Campeonato Carioca.
O Flamengo tem a oportunidade de somar mais um título internacional após um 2025 dos sonhos, no qual conquistou sua quarta Copa Libertadores, tornando-se o time brasileiro com mais títulos nesta competição. Agora, busca seu primeiro título de 2026 após perder a Supercopa do Brasil para o Corinthians.
Caso seja vitorioso, conquistará seu décimo título internacional e o 29º em seus 130 anos de história, sem contar os 76 títulos estaduais que já possui em sua sala de troféus.
Os meio-campistas Jorginho e Saúl Ñíguez, assim como os atacantes Gonzalo Plata (que cumpre suspensão) e Wallace Yan, não viajaram para a Argentina.
"Quando você entra no centro de treinamento, a parede está coberta de troféus. A Recopa está lá: uma conquista. Sabemos que queremos adicionar mais uma. É um título muito difícil de ganhar", disse o técnico da seleção brasileira antes da partida.
Por eldeber!