O Red Bull Bragantino emitiu uma nota oficial e repudiou as declarações do zagueiro Gustavo Marques sobre a árbitra Daiane Muniz, na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, nas quartas de final do Paulistão.
O clube do interior paulista afirmou não compactuar com o que foi dito pelo defensor e que já estuda uma punição por conta das falas de cunho machista por ele dirigidas à árbitra. Leia na íntegra.
"O Red Bull Bragantino vem a público reforçar o pedido de desculpas a todas as mulheres e, principalmente, à árbitra Daiane Muniz. O clube não compactua e repudia a fala machista do zagueiro Gustavo Marques, dita após a partida.
Ainda no estádio, o jogador e o diretor esportivo do clube, Diego Cerri, se dirigiram até o vestiário da arbitragem para pedir desculpas pessoalmente em nome da instituição e reconhecer o erro. Ambos também atenderam a imprensa no local.
Sabemos que o peso de uma eliminação é frustrante, mas nada justifica o que foi dito. Seja no futebol ou em qualquer meio da sociedade. O clube vai estudar nos próximos dias a punição que será aplicada ao atleta."
Após o ocorrido, o técnico do Bragantino Vagner Mancini foi questionado sobre as declarações de Gustavo Marques e disse que o zagueiro foi infeliz na sua fala.
"O (lance) do Gustavo eu soube no vestiário, mas o atleta teve a grandiosidade de ir lá e pedir desculpa. Óbvio que realmente não está certo isso, a gente tem que respeitar isso que está acontecendo, essa mudança que nós estamos acompanhando no planeta, não é o sexo que vai determinar a competência da pessoa. Mas ele teve a dignidade de ir lá e pedir desculpas para ela (Daiane Muniz), foi na entrevista, pediu desculpas ao vivo para todo mundo. Todos nós somos passíveis de erro, não temos o poder para julgar ninguém, todo mundo erra na vida. Eu cometo os meus erros, é por isso que estamos aqui na terra, para melhorar. Ele foi infeliz na sua declaração, mas o fato da pessoa mostrar a humildade, ir lá se desculpas e falar nos meios de comunicação sobre isso também, já é um ótimo sinal. Espero que todos nós aprendamos com isso", disse em coletiva.
Quem também se pronunciou foi a FPF (Federação Paulista de Futebol), que emitiu um comunicado para repudiar as declarações do jogador do Massa Bruta. Leia na íntegra.
"É com profunda indignação e revolta que a Federação Paulista de Futebol recebeu a entrevista do atleta Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino, após a partida contra o São Paulo, neste sábado (21), pelo Paulistão Casas Bahia.
Uma declaração em relação à árbitra Daiane Muniz que reflete uma visão primitiva, machista, preconceituosa e misógina, incompatível com os valores que regem a sociedade e o futebol. É absolutamente estarrecedor que um atleta, em qualquer circunstância, questione a capacidade de um árbitro com base em seu gênero.
A FPF tem orgulho de contar em seu quadro com 36 árbitras e assistentes e continua trabalhando ativamente para que este número cresça.
Daiane Muniz é uma árbitra FPF/CBF/FIFA da mais alta qualidade técnica, correta e de caráter. A FPF reforça todo apoio a Daiane e a todas as mulheres que atuam ou desejam atuar em qualquer área do futebol. Nosso trabalho diário é para garantir que o futebol seja um ambiente seguro e justo para todas as mulheres.
Por fim, a FPF encaminhará tais declarações à Justiça Desportiva, para que esta tome todas as providências cabíveis."
espn.