Tocando Agora: ...

Incêndio no Parque Nacional Otuquis, na Bolívia, dura três dias

Publicada em: 29/05/2021 20:05 - Variedades

Chamas tiveram início em uma área próxima da fronteira com o Paraguai e pode ter relação com a atividade de caçadores na região


Um incêndio no Parque Nacional Otuquis, na Bolívia, mobilizou as autoridades do Paraguai e da região de Santa Cruz, onde está localizada a reserva.

As chamas começaram na quinta-feira (27) em uma área próxima ao Rio Negro, perto da fronteira paraguaia, onde não há comunidades, disse neste sábado (29) a vice-ministra do Ambiente, Magin Herrera.

O governador de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho, publicou em sua conta no Twitter que "foi enviada uma brigada de instrutores da Secretaria do Meio Ambiente, que combaterão o fogo com bombeiros e profissionais da área protegida."

Pelo Facebook, o Serviço Nacional de Áreas Protegidas (Sernap) anunciou a ativação do "Plano de Contingência de Incêndios Florestais" e que a equipe de proteção do parque Otuquis está "monitorando e combatendo o incêndio".

No local do incêndio estão 20 soldados, 40 integrantes da Marinha boliviana e grupos de bombeiros voluntários, além de caminhões-pipa e membros do governo de Santa Cruz.

Acredita-se que por trás do incêndio estão caçadores que se deslocam nos arredores da estrada que vai da Bolívia ao Paraguai para tentar driblar os controles da fronteira. O Sernap já iniciou uma investigação, disse Herrera.

A situação foi agravada pelos fortes ventos registrados desde quinta-feira na região e pela queda da umidade devido à falta de chuva. Uma vez apagado o incêndio, serão avaliados os danos deixados pelo fogo, acrescentou o vice-ministro.

O parque Otuquis abrange mais de um milhão de hectares e possui 1.647 espécies de plantas, 700 de mamíferos, 400 de peixes e 1.100 de borboletas. A reserva faz parte do Pantanal boliviano.

Compartilhe: