Anúncio de "congelamento" do valor do tributo para 2022 foi feito nesta manhã de terça-feira
A prefeitura de Campo Grande voltou atrás e anunciou na manhã desta terça-feira (9) que não vai aplicar o reajuste de 10,05% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2022.
Segundo a prefeitura, a decisão de congelar o valor do imposto se deve, principalmente, à diminuição do poder econômico da população devido à pandemia, além da dificuldade financeira que os comerciantes enfrentaram nos últimos meses. O município também a falta de reajuste no salário de servidores públicos.
A prefeitura ainda comentou o aumento de apenas 5% no salário mínimo para justificar a decisão de não reajustar o valor do tributo sobre a propriedade de imóveis. O município apontou que o número de inadimplentes, que chegou a um terço da população de Campo Grande.
Publicado no Diário Oficial do município, em decreto do dia 4 de novembro, o reajuste era baseado na variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), entre os meses de outubro de 2020 e setembro de 2021.
Também foi anunciado que para o próximo ano não haverá aumento na taxa do lixo.
Serão enviados 450 mil carnes do IPTU a partir de dezembro.
De acordo com a prefeitura, em 2020 foram arrecadados R$ 458 milhões com o IPTU. Em 2021, o valor subiu para R$ 499 milhões (até o mês de outubro).
Por g1 MS
Por g1 MS