'Zé Leôncio', se mostrou interessado pelo projeto que monitora os afluentes pantaneiros, realizado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
Equipes que monitoravam afluentes no Pantanal de Mato Grosso do Sul foram surpreendidas por um visita ilustre. O visitante era "Zé Leôncio", Marcos Palmeira, que estava em uma pausa das gravações. Durante a conversa, o global se demonstrou interessado pela preservação do bioma, em específico com a água que corre pelo Pantanal.
"É muito louco voltar aqui 30 anos depois e ver a fazenda, de uma certa forma mantida a sede, mas são 30 anos de muita seca, muito desmatamento. Fica mais fácil para perceber a interferência humana de uma forma muito clara", disse Marcos Palmeira quando chegou à Mato Grosso do Sul.
No bate-papo com os técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), os atores se inteiraram da situação das secas e queimadas no Pantanal e se coloram à disposição para maior inteiração com o assunto.
O encontro
Segundo o técnico ambiental Valmir Martins de Assis, um dos pesquisadores que conversou com parte do elenco de "Pantanal", o ator saia de um avião quando avistou a equipe do Imasul e foi até aos técnicos com interesse no trabalho que estes estavam executando.
"O Marcos Palmeira , o Zé Leôncio da novela, demonstrou interesse em conhecer nosso trabalho de monitoramento das águas e expressou sua preocupação com as alterações ambientais que ele tem percebido durante o tempo, ele disse que o cenário é diferente de quando ele gravou em a primeira versão e agora".
Valmir comenta que Marcos Palmeira disse sobre a percepção de mudanças de quando gravou a primeira versão da novela em 1990 e agora em 2022.
A atriz Camila Morgado, que interpreta Irma, na segunda fase da novela, também estava no momento e tirou foto com a equipe de monitoramento.
"Fazemos o monitoramento do Rio Negro e lagoas próximas de três em três meses, por meio do programa de monitoramento de qualidade e quantidade de águas do estado, a ação faz parte de uma parceria com governo federal", finaliza Valmir.
Atriz Camila Morgado, a Irma, de Pantanal, conversa com técnicos do Imasul — Foto: Imasul/Divulgação
Por G1 MS