Tocando Agora: ...

11ª Expedição vai levar ajuda ao pantaneiro de áreas isoladas !

Publicada em: 31/10/2022 10:07 - Corumbá - MS


A Expedição Alma Pantaneira, que há 11 anos leva assistência médica, odontológica, veterinária, doações e apoio ao povo pantaneiro, começa sua jornada no próximo dia 3 de novembro. Ao todo, 32 voluntários, a bordo de 16 veículos, participam dessa incrível viagem que vai percorrer mais de 800 quilômetros na maior planície alagável do mundo. Os expedicionários embarcam em veículos preparados e carregam todo tipo de equipamento necessário para os atendimentos. “No ano passado realizamos 1.835 procedimentos nas pessoas que vivem em condições de isolamento, principalmente por conta das distâncias e dificuldade de acesso no coração do Pantanal. Alcançar essa gente é levar saúde e conforto a quem passa por dificuldades”, explica o médico Waldir Albaneze, um dos idealizadores do projeto.

A Expedição, que começa em Porto Jofre, no fim da Transpantaneira no Mato Grosso, e termina em Corumbá no Mato Grosso do Sul, deve durar cerca de 12 dias. “Este ano o Pantanal já está bastante cheio em algumas regiões que vamos atravessar. A previsão da chegada é sempre uma incógnita. Em 2018 ficamos 3 dias presos em meio a água que enfrentamos no caminho. Por isso, temos que estar prontos para encarar o desafio”, comenta o empresário Geraldo Albaneze, que está à frente do grupo.
 
Além dos atendimentos, existe o apoio a projetos de pesquisa que tenham como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pantaneiros. Em 2021, a expedição favoreceu 4 importantes pesquisas. Em parceria com o Instituto Arara Azul, o grupo observou as aves encontradas pelo caminho para ajudar a identificar o aumento ou diminuição da sua população. E o médico oncologista José Márcio de Barros Figueiredo fez um levantamento da incidência de câncer nessa população. Com o resultado do estudo será possível trazer medidas que ajudem as pessoas.
 

A expedição começa em Porto Jofre (MT) e termina em Corumbá (MS). Foto: Divulgação

Outro pesquisador, o doutor Marcos Barbosa Ferreira, fez um levantamento de uma raça de carneiros única no mundo, o ovino pantaneiro, que durante mais de 400 anos evoluiu na natureza, sem a interferência do homem, para enfrentar a diversidade do clima, ora com chuvas extremas, ora seco e com risco de incêndios.  Sua investigação deve gerar o registro da raça e ajudar os criadores da região, já que esse animal é muito resistente e adaptado ao Pantanal.
 
A outra pesquisa trata da água consumida pelos moradores. A engenheira Débora Reis colheu amostras e conversou com os as pessoas para entender melhor os hábitos de consumo e também realizou a coleta de amostras que serão analisadas em laboratório. Seu estudo poderá nortear ações que melhorem a saúde das pessoas e sua qualidade de vida.

Novidades desta edição
 
A expedição Alma Pantaneira conta não só com a participação de voluntários, mas também com o apoio de empresas que acreditam no projeto de levar saúde e qualidade de vida a essa gente que vive em uma região de extrema importância, não só para o Brasil, mas para todo o planeta. 

Por isso, a Chevrolet do Brasil fez a doação de um aparelho de raio-x portátil que, a partir dessa edição, será utilizado pelos dentistas. Além disso, a empresa cedeu 2 picapes S10 Z71 que integram o comboio dos expedicionários.
 
Além da Chevrolet, ainda apoiam a Expedição a Marinha do Brasil que cedeu 2 caminhões com tração nas 4 rodas e uma equipe de fuzileiros para apoiar o grupo, além de um médico que este ano integrará a equipe.

Serviço:
Para saber mais sobre a Expedição Alma Pantaneira, como ser um voluntário e um apoiador do projeto, basta entrar em contato com os organizadores pelo site www.institutoalmapantaneira.com.br ou pelos telefones (67) 99941-3005 (Geraldo Albaneze) e (67) 99887-4462 (Waldir Albaneze).

Compartilhe: