Tocando Agora: ...

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR EM CORUMBÁ ATENDE OCORRÊNCIAS APÓS TEMPORAL NA REGIÃO!

Publicada em: 14/09/2023 10:11 - Corumbá - MS

No início da tarde do dia 12 de setembro de 2023, as cidades de Corumbá e Ladário enfrentaram um acontecimento meteorológico de grau severo associado a vento forte que afetou residências, escolas, comércios e embarcações. Foram registrados destelhamentos em várias casas e lojas comerciais, houve queda de energia elétrica em pelo menos 26 bairros da cidade e alguns barcos sofreram danos no porto da cidade . 
 

O 3º Grupamento de Bombeiros Militar, responsável pelo atendimento nos dois municípios, iniciou os atendimentos aos estragos causados pela chuva na Escola Municipal Cássio Leite de Barros, onde a cobertura do ginásio cedeu atingindo estudantes que estavam abaixo da estrutura. Três crianças foram atendidas no local, apresentando escoriações e foram direcionadas às ambulâncias do SAMU, que chegaram logo em seguida. 


Diversas ocorrências foram geradas, sendo predominante as quedas de árvores causando obstrução de vias e calçadas, bem como em cima de residências, carros e comércios. Todo o efetivo de serviço na unidade - administrativo e operacional - foi mobilizado, subdividindo-se em três equipes que se empenharam permanentemente até cessados os sinistros mais graves e urgentes. 


Os trabalhos continuaram no início da manhã seguinte, 13 de setembro de 2023, com quatro equipes, inclusive contando com o apoio das guarnições da temporada de incêndio florestal.
Desde o início da perturbação atmosférica violenta até o final da tarde do dia 13 de setembro, ocorreram 45 (quarenta e cinco) acionamentos via 193, sendo realizados 31 (trinta e um) atendimentos, entre cortes de árvores e vistorias.


Além da Corporação, a Defesa Civil Municipal e Estadual, as Prefeituras de Corumbá e Ladário, o Prevfogo/Ibama e a Energisa também participam dos esforços de restabelecimento da normalidade social nos diversos pontos críticos dos municípios de Corumbá e Ladário.


Pelo menos 17 apartamentos do Jatobazinho, conjunto habitacional com 25 blocos e que foi o mais atingido pelo temporal, sofreram algum dano material, como destelhamento. A Defesa Civil está fazendo o levantamento dos prejuízos para posterior auxílio na reconstrução. 


O 3º Grupamento de Bombeiros Militar atendeu, ontem, dia 13 de setembro, 19 ocorrências, entre elas corte de árvores e vistoria em árvores. Faltaram 5 árvores que precisarão de corte, mas estão apresentando alguns riscos para execução do corte por terem caído sobre fiação elétrica ainda energizada, o tipo de árvore para o tempo úmido e por ausência de proprietário no local. 


( Fonte: 3º GBM)

Compartilhe: