Existem
pelo menos quatro pontos de bloqueio na rede fundamental. Dois na Ponte Pailas,
outro em Cuatro Cañadas e um que está prestes a ser instalado em Concepción
Tal como haviam anunciado, desde a madrugada desta terça-feira, os transportadores Cuatro Cañadas instalaram um ponto de bloqueio na estrada para Chiquitania. Os motoristas tomaram a mesma medida na Ponte Pailas, em ambas as extremidades, e em mais minutos será instalado outro bloqueio na estrada em Concepción.
Desta forma, as estradas para o departamento de Beni, Chiquitânia e a fronteira com o Brasil serão fechadas por tempo indeterminado por determinação da Federação de Transportes da Grande Chiquitânia.
Os transportadores pedem a reparação dos
troços intransitáveis, construção de estradas, instalação de balanças,
aprovação para funcionamento de mais bombas nos percursos, entre outros.
A Federação do Transporte Organizado 15 de Julio, de Cuatro Cañadas, por meio de comunicado divulgado na segunda-feira, 2 de outubro, anunciou sua participação nas mobilizações.
O comunicado, assinado pelo presidente da Federação, confirmou a participação de todas as instituições filiadas à entidade.
Em questão de minutos, longas filas de veículos podiam ser vistas presas em ambos os lados dos pontos de bloqueio.
Em
Pailón
Segundo
a versão dos moradores, os transportadores têm percorrido os dois extremos da
Ponte Pailas, pelo que quem pretende continuar o seu caminho deve caminhar ou
fazer transferências.
Concepção
Em Concepción, até às 8h30 o bloqueio ainda não havia sido instalado, mas os transportadores estavam se organizando para cumprir a medida.
O transporte local, em particular, exige prioridade para colocar em funcionamento a nova bomba (Gasoconce) e por isso submete-se à mobilização interprovincial.
José Romero, presidente interino da Federação dos Transportes Unidos de Concepción, informou que o bloqueio será por tempo indeterminado até que as autoridades dêem luz verde para a implementação deste novo posto de serviço.
O dirigente disse que receberam apoio das autoridades e de vários setores da população porque a necessidade de ter uma segunda bomba é de todos.
O
ponto de bloqueio ficará localizado logo no portal de entrada de Concepción,
quilômetro cinco, rodovia até a cidade de Santa Cruz.
Fronteira
com Corumbá
Na fronteira das cidades bolivianas de Puerto Suárez e Puerto Quijarro com Corumbá, não há registro de mobilização. A ponte da linha internacional entre ambos os países está liberada normalmente para a entrada e saída de veículos de qualquer setor, porém, há os bloqueios mais à frente, na Bioceânica.
Com
informações do El Deber .