Tocando Agora: ...

PF e polícia da Bolívia prendem líder de organização criminosa!/Combate o desvio de recursos públicos em Dourados/MS

Publicada em: 25/10/2023 17:50 - Policial

O indivíduo estava foragido desde 02/06/2021 e foi preso na Bolívia

Corumbá/MS.

A Polícia Federal, em ação conjunta com Polícia Boliviana, prendeu, nessa segunda-feira (23/10), um líder de organização criminosa foragido da justiça brasileira, na cidade de Santa Cruz de La Sierra/Bolívia.

A prisão ocorreu após a troca de informações entre as duas instituições policiais, devido a acordos de cooperação policial internacional.

O indivíduo, foragido desde 02/06/2021, e identificado como líder de facção criminosa no estado de Mato Grosso do Sul, apresenta extenso histórico criminal pela prática dos crimes de tráfico internacional de drogas, latrocínio, roubo majorado e homicídio.

Diante dos fatos, O preso será extraditado da Bolívia e entregue às autoridades brasileiras.



Dourados/MS.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 25/10, a Operação Make-up Accounts, com a finalidade de combater desvios de recursos públicos.

A investigação teve início a partir de denúncia da Fundação de Apoio ao ensino e extensão - FUNAEPE e da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD assentando a existência de desvio de recursos federais destinados a projetos na área de educação.

Ficou evidenciado que o gerente executivo da FUNAEPE - responsável pela gestão dos recursos à época e já demitido pela citada fundação - realizou apropriação de pelo menos R$ 563.083,46, mediante dezenas de transferências de contas bancárias sob sua administração direta para as suas contas bancárias. Os valores eram utilizados na aquisição veículos e imóveis.

Com a representação da Polícia Federal, o Juízo Federal determinou a quebra do sigilo bancário, a busca e apreensão em residência para fins probatórios e apreensão de dinheiro, veículos, imóveis e o bloqueio de contas bancárias do investigado, para restituição ao erário público.

A operação tem o nome “make-up accounts” por fazer alusão a conduta fraudulenta, realizada pelo investigado de “maquiagem” dos extratos e saldos bancários das contas dos recursos federais, que apresentava aos órgãos de controle interno e externo da Fundação, tudo com objetivo de ocultação e manutenção das inúmeras fraudes com a apropriação dos recursos públicos.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul


Compartilhe: