Tocando Agora: ...

“Polícia Ambiental deu início à Operação Corpus Christi com ênfase na prevenção de crimes ambientais” !

Publicada em: 31/05/2024 09:37 - Mato Grosso do Sul - MS

A Polícia Ambiental deu início dia, 30/05, às 13 horas, à Operação Corpus Christi, uma ação estratégica para reforçar a fiscalização e prevenir os ilícitos ambientais no estado de Mato Grosso do Sul.

Com foco na preservação dos ecossistemas aquáticos, a operação engloba uma série de medidas de controle, incluindo fiscalização fluvial em rios e afluentes, inspeções minuciosas em peixarias e a implementação de barreiras terrestres em pontos estratégicos.

O objetivo primordial da operação é coibir práticas ilegais de pesca, garantindo o cumprimento das normas ambientais e contribuindo para a conservação dos recursos naturais. Além disso, busca conscientizar a população sobre a importância da preservação dos ambientes aquáticos, essenciais para o equilíbrio ecológico e o bem-estar da comunidade.

Durante o feriado prolongado, a quantidade de pescadores nos rios tende a aumentar significativamente, tornando a presença da fiscalização ainda mais crucial para prevenir a pesca predatória, especialmente nos locais onde estão concentrados os principais cardumes.

No período de 30/05 a 03/06 de 2024, o 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental mobilizará 186 policiais de seu efetivo nas 15 Subunidades da Bacia do Paraguai, com o objetivo de conter a prática da pesca predatória e fiscalizar as atividades relacionadas aos recursos pesqueiros nativos.

Operação Prolepse: Ação preventiva contra o uso indevido do fogo

Paralelamente, durante este período, a Polícia Ambiental estará executando a Operação Prolepse, uma ação preventiva contra o uso indevido do fogo. Com a previsão de poucas chuvas este ano, o que pode agravar ainda mais a incidência de incêndios no Pantanal, torna-se ainda mais urgente o reforço preventivo sobre o uso do fogo.

Esta operação consiste na visita e fiscalização de propriedades rurais, com foco especial nas propriedades que apresentaram incidência de queimadas nos últimos anos. O objetivo é conscientizar os proprietários sobre os riscos e consequências do uso indiscriminado do fogo, além de coibir práticas que possam colocar em perigo o meio ambiente e a segurança das pessoas.

A Operação Corpus Christi estará em vigor até as 12 horas da próxima segunda-feira, 03/06. Após o encerramento, o Batalhão Ambiental dará continuidade às ações ambientais, com foco na educação ambiental, já iniciando as atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, que acontecerão durante todo o mês.



 Assessoria de Comunicação do 1º BPMA  


Compartilhe: