Tocando Agora: ...

Sugerida parceria com o Corpo de Bombeiros para curso de primeiros socorros na Reme

Publicada em: 19/06/2024 07:17 - Politica

A realização de cursos de primeiros socorros na Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme), foi sugerida ontem, segunda-feira, 17, na Câmara Municipal, pela vereadora Raquel Bryk e pelo vereador Chicão Vianna, visando atender alunos, professores e servidores da Educação que atuam nas escolas corumbaenses.

A sugestão foi direto para a Secretaria Municipal de Educação e visa o estabelecimento de parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, que ficaria responsável pelos cursos de primeiros socorros e de técnicas de desengasgo para alunos e profissionais da Reme, para que possam agir de maneira correta em casos de emergências.

Raquel e Chicão lembraram que existe uma Lei Federal que determina a obrigatoriedade da capacitação de noções básicas de primeiros socorros de funcionários de escolas, incluindo professores, a Lei Lucas (13.722), sancionada em 2018,e que deve ser ofertado anualmente para capacitar novos funcionários que iniciarão o trabalho com a volta às aulas, além de permitir a reciclagem de funcionários antigos.

“O que estamos buscando é fazer cumprir essa Lei, mas atendendo também alunos da Rede Municipal de Ensino. Por isso sugerimos o estabelecimento de uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar para que isso possa acontecer em Corumbá”, destacaram.

Importante salientar que a Lei Lucas determina que os estabelecimentos de ensino ou recreação infantil devem dispor de kits de primeiros socorros, e que as escolas devem fixar em local visível a certificação que comprove sua conformidade com a Lei Lucas.

A Lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, depois de engasgar-se com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e assim evitar a tragédia.

Assessoria de Comunicação do Vereador
 Assessoria de Comunicação do Vereador
Compartilhe: