Tocando Agora: ...

Ataque militar ao Palácio Quemado, Governo denuncia golpe de Estado !

Publicada em: 26/06/2024 18:36 - Brasil & Mundo

Luis Arce emitiu mensagem presidencial e apelou à população para se mobilizar pela democracia

Militares ocupam a Praça Murillo, na Sede do Governo, na tarde desta quarta-feira.
17h05 Provedora de Justiça apela à população para manter a calma.

17h00 Os militares de Cochabamba mantêm os seus edifícios fechados e não permitem a aproximação dos meios de comunicação. Em Santa Cruz, a Polícia descarta qualquer motim policial em apoio ao General Juan José Zúñiga, comandante geral das Forças Armadas, e que  lidera o assalto à Praça Murillo. 

16h40 Novas gaseificações são registradas na Plaza Murillo.

16:38 Luis Arce -acompanhado pelos seus ministros- emite uma mensagem presidencial e apela à população para se mobilizar contra o “Golpe de Estado” e a favor da democracia.


16:35 A Central Operária Boliviana declara-se em greve geral por tempo indeterminado e com mobilizações, contra o “Golpe de Estado”.

16:30 Josep Borrell Fontelles, o mais alto representante da União Europeia, condenou: “Qualquer tentativa de quebrar a ordem constitucional na #Bolívia e derrubar governos democraticamente eleitos, e expressa a sua solidariedade com o governo e o povo boliviano”.

16h25: Gaseificação na Plaza Murillo.

16h15 Soube-se que o presidente Luis Arce se reúne com seu gabinete via Zoom.

16:12 A chanceler Celinda Sosa denuncia à comunidade internacional mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. Pede respeito aos valores democráticos e apoio ao governo de Luis Arce.
16h10 Cidadãos tentam entrar na Plaza Murillo, mas os militares os impedem com o uso de agentes químicos.

15h55 O General Juan José Zúñiga deixou o Palácio do Governo.

15:52 O presidente Luis Arce conversa com o general Juan José Zúñiga, que lidera o ataque militar.

​15:51 O vice-presidente, David Choquehuanca, publica em sua conta X: “Denunciamos à comunidade internacional que na Bolívia há um Golpe de Estado contra nosso governo democraticamente eleito”.

15:50 O general Juan José Zúñiga, que lidera o assalto militar, entra em Placio Quemado.

Às 15h49, um tanque militar entrou no Palácio Quemado, no âmbito da  tomada militar da Praça Murillo, na Sede do Governo. 
Nas imagens das 15h, o ministro do Governo, Eduardo Del Castillo, é visto repreendendo os militares.
"Coronel Zúñiga, saia!", foi ouvido dizendo.

Às 14h57, o presidente Luis Arce denunciou, por meio de suas redes sociais, que há “mobilizações irregulares”.
Conforme apurou o EL DEBER, funcionários da Casa Grande del Pueblo e do Legislativo foram afastados de seus cargos.
Tropas militares em trajes de guerra e com tanques estão às portas do Palácio Quemado e do antigo Congresso.



Luis Arce

“Queremos exortar todos a defenderem a democracia. Estamos em Casa Grande com todo o gabinete. Chamamos a defender a democracia. Viva o povo boliviano”, disse o presidente Luis Arce, rodeado de seus ministros. 
Depois de obter uma resposta negativa do General Juan José Zúñiga ao solicitar-lhe a retirada das tropas de assalto que entraram no centro de La Paz, o Presidente do Estado dirigiu-se à população boliviana, através de um vídeo da Casa Grande del Pueblo e rodeado por todos os seus ministros. 
"Ao povo boliviano e à comunidade internacional. O país enfrenta hoje uma tentativa de golpe de Estado. Hoje o país mais uma vez enfrenta interesses para que a democracia na Bolívia, mais uma vez, seja truncada. Todo o governo nacional está aqui, com seu ministros, firmes com o seu vice-presidente , na Casa Grande, para enfrentar qualquer tentativa de golpe, qualquer tentativa que ameace a nossa democracia", começou por dizer o presidente.
Continuou indicando que “ o povo boliviano está convocado hoje, precisamos que o povo boliviano se organize e se mobilize, contra o golpe de Estado e a favor da democracia. Não podemos permitir que tentativas de golpe ceifem vidas bolivianas mais uma vez, queremos exortar a todos para defender a  democracia.


Concluiu afirmando que “ estamos firmes com todo o gabinete e com as organizações sociais. Convidamos cordialmente a mostrar o caminho da democracia ao povo boliviano”.








Compartilhe: