O ciclone extratropical que começou a atingir a região Sul do Brasil nessa quinta (24) está sobre o Oceano Atlântico na manhã desta sexta, a 700 quilômetros a Sudeste do Chuí em mar aberto, conforme monitoramento do instituto MetSul. Associada ao ciclone extratropical, uma frente fria e temporais podem atingir cidades de Minas, inclusive da região metropolitana Belo Horizonte, e de outros estados.
Conforme o instituto Climatempo, a frente fria se formou sobre o Sul do Brasil e, nesta sexta-feira (25), ‘avança sobre a região Sudeste, impactando primeiramente o estado de São Paulo com fortes pancadas de chuva no decorrer da manhã.
“Ainda pela manhã e ao longo da tarde, as fortes pancadas de chuva associadas com a sua frente fria devem ocorrer sobre todo o estado do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, Centro e Sul de Minas Gerais, incluindo a grande Belo Horizonte e também o Sul do Espírito Santo.
O instituto explica que frente fria na costa canaliza umidade da Amazônia entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. “O que faz com que estas duas regiões do Brasil sejam as de maior risco de chuva localmente forte e de temporais isolados no decorrer desta sexta-feira. A MetSul, porém, enfatiza que o cenário para o dia de hoje é de muito menor risco que o de ontem”, ressalta.
Vendavais
Monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) identificou que o ciclone trouxe rajadas de vento no Sul do Brasil de 122 km/h em Erechim, 101 km/h em Laguna, 95 km/h em Ituporanga, 91 km/h em Cambará do Sul e Soledade, 90 km/h em Bento Gonçalves, 89 km/h em Curitibanos, 88 km/h em Dois Vizinhos, 87 km/h em São Vicente do Sul, 82 km/h em Laranjeiras do Sul, 81 km/h em Lagoa Vermelha e 80 km/h em Santa Maria, Canela e Planalto.
“Estação automática particular em Igrejinha, no Vale do Paranhana, acusou vento de 133 km/h. Em Santa Maria, a Força Aérea Brasileiro reportou durante a manhã rajada de vento de 104 km/h na base aérea, no bairro Camobi”, aponta informativo da MetSul.
“No interior do estado de São Paulo, o vento chegou a 126 km/h em Ourinhos. No Rio de Janeiro, o vento no Aeroporto Internacional do Galeão teve rajada de 87 km/h”, completa.
Climatempo