Previsão aponta ventos de até 100 km por hora.
A quinta-feira (28), começa com sol, mas a meteorologia que a chuva pode aparecer no decorrer da tarde e deve durar até o fim de semana. Há risco de tempestades em Mato Grosso do Sul.
O aviso faz parte de uma série de alertas que abrangem diversas regiões do país, com Mato Grosso do Sul sendo um dos estados mais afetados.
O alerta de "perigo" para o estado prevê chuvas com precipitações entre 30 e 60 mm por hora e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.
O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.
Campo Grande registra 27ºC nesta manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima prevista para hoje é de 33ºC. Para sexta-feira a máxima não passa dos 32ºC.
A chuva pode aparecer de maneira isolada na Capital. O volume esperado para hoje é de 1,5 milímetro, mas na sexta-feira o Climatempo estima chuva de 10,1 milímetros.
Para a região pantaneira as máximas do dia são de 39ºC em Porto Murtinho, 36ºC em Coxim e Corumbá, e 33ºC em Aquidauana. Ponta Porã tem máxima de 31ºC e Dourados de 33ºC.
Recomendações de segurança
Diante da gravidade da situação, o Inmet faz as seguintes recomendações aos moradores das áreas afetadas:- Evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível.
Inmet