Serão oferecidas 800 vagas para Campo Grande e 1,3
mil para o interior do estado.
Pessoas
interessadas em emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como
'Novo RG', poderão agendar atendimento para o mês de maio a partir da próxima
segunda-feira (31).
Conforme a
Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do
Sul, 2,1 mil vagas diárias foram disponibilizadas, sendo 800 para Campo Grande
e 1,3 mil para os 78 municípios do interior do estado.
Como funciona o agendamento?
1.
É realizado
pelo site da Sejusp (acesse
aqui)
2.
Selecione o
município em que deseja emitir a CIN;
3.
Selecione o
serviço que deseja solicitar - 1ª ou 2º emissão da CIN;
4.
Selecione
um posto de atendimento;
5.
Selecione o
melhor dia e horário;
6.
Preencha os
dados pessoais;
7.
Digite os
caracteres de segurança;
8.
Confira se
o protocolo com o agendamento chegou no e-mail cadastrado.
Quais documentos são obrigatórios e devo apresentar
para emissão da 1ª via?
- Certidão de nascimento
(para os solteiros) - documento original, em bom estado de
conservação, e uma cópia legível que não
precisa ser autenticada
- Certidão de casamento (para
os casados, viúvos, separados judicialmente ou divorciados, com as devidas
averbações) - documento original, em bom estado de
conservação, e uma cópia legível que não
precisa ser autenticada. Na ocorrência de segundo casamento, deve ser
apresentada a nova certidão e a do casamento anterior com as averbações
necessárias.
- CPF (Cadastro de Pessoa
Física) - emitir
o comprovante de situação cadastral do CPF, no site da Receita Federal (acesse aqui)
- Certidão de Naturalização
(se for o caso) - mesmo se casado no Brasil
- Para quem for emitir 2ª via da CIN, além dos documentos
acima, é preciso apresentar comprovante impresso do PIX ou comprovante da guia de
recolhimento junto à guia DAEMS impressa.
Documentos opcionais para emissão que podem ser
levados no dia agendado
- Número
de Identificação Social (NIS)
- Programa
de Integração Social (PIS)
- Programa
de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
- Título
de Eleitor
- Documento
de Identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente
autorizado
- Carteira
de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- Carteira
Nacional de Habilitação (CNH)
- Certificado
Militar
- Tipo
sanguíneo e fator RH, com comprovação de exame laboratorial
- Atestado
médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou condição
particular de saúde
- Requerimento
de inclusão do nome social
- Cartão SUS
Quanto custa a emissão da 1ª e 2ª vias?
- 1ª via - Gratuita
- 2ª via - taxa de 4 UFERMS
(cotação pode ser consultada neste link) - em março de 2025, 1 UFERMS
corresponde a R$51,94, o que totaliza R$207,76 neste mês.
- Correção de erros no prazo
de 30 dias do recebimento da Carteira de Identidade - Gratuita
- Correção após 30 dias do
recebimento do documento - taxa de 4 UFERMS
- Trocar nome de solteiro
para casado - taxa
de 4 UFERMS
- Atualização de dados, foto,
assinatura - taxa
de 4 UFERMS
- Extravio - taxa de 4 UFERMS
Outras
dúvidas podem ser consultadas no site da Sejusp (clique
aqui).
Sobre a Carteira de Identidade Nacional
O prazo de
validade da Carteira de Identidade Nacional varia conforme a faixa etária. Para crianças de 0 a 12
anos, o prazo é de cinco anos; de 12 a 60, a validade é de 10 anos; a partir
dos 60 a validade é indeterminada.
O 'novo RG'
também não traz distinção entre o nome social e nome de registro civil, com
adição do campo nome social.
Outro
diferencial é que a CIN apresenta número de identificação único, válido em todo
o país. Conforme a Sejusp , o novo documento adota o mesmo código internacional
utilizado em passaportes, o MRZ (Machine Readable Zone), e também reduz a
probabilidade de golpes e fraudes envolvendo o mesmo.
A Sejusp
ressalta que a emissão do novo modelo de carteira de identidade não precisa ser
solicitada pelas pessoas imediatamente, já que o modelo antigo do RG vale até
2032.
Por g1 MS