Tocando Agora: ...

Construtora Pantanal atrasa salários e vale-alimentação de eletricitários em Corumbá MS

Publicada em: 13/07/2025 17:13 - Politica

Os eletricitários da RC Vieira Ltda, conhecida como Construtora Pantanal e também como RC Pantanal, suspenderam suas atividades nesta sexta-feira (11 de julho), em protesto contra as condições de trabalho precárias. O principal motivo da paralisação é o atraso no pagamento dos salários e do vale-alimentação. Os trabalhadores também denunciam a ausência de plano de saúde e o descaso da empresa com direitos básicos para a categoria.

Mesmo sem reconhecimento formal por parte da empresa, o sindicato acompanhou a mobilização dando total apoio aos eletricitários da construtora. O diretor do Sinergia-MS, Cleomar Arruda, acompanhou a situação de perto e orientou os trabalhadores a permanecerem no local de trabalho como forma de protesto e proteção contra possíveis retaliações.

Segundo o diretor, essa não é a primeira vez que o sindicato tenta dialogar com a RC Pantanal, mas os responsáveis se recusam a assumir qualquer compromisso. “A minha representação no Sinergia-MS é a luta, é a briga pelos eletricitários que precisam desse apoio nosso, do sindicato, do nosso jurídico, do nosso presidente Chico. Já faz tempo que estamos tentando representar oficialmente os eletricitários da  RC Vieira, mas os donos da empresa fogem da responsabilidade, evitam qualquer acordo. O pedido de representação está na justiça para que possamos garantir os direitos desses trabalhadores”.

Cleomar também comentou sobre o receio dos trabalhadores em paralisar e a importância da orientação do sindicato nesse momento. “Mesmo sem reconhecimento formal, o Sinergia-MS continua dando apoio, porque sabemos o que significa estar desamparado nesse tipo de relação. A paralisação é arriscada, os trabalhadores têm medo de demissão, então oriento que batam o cartão, fiquem no pátio e aguardem o pagamento. Só depois disso voltam aos atendimentos.”

A postura da empresa foi criticada pelo presidente do Sinergia-MS, Chico Ferreira, que demonstrou o compromisso do sindicato com os eletricitários. “Essa situação escancara o que vem se tornando comum, o desrespeito aos direitos básicos em nome do lucro a qualquer custo. Quando uma empresa pisa na dignidade do eletricitário, ela cruza todos os limites! Se a RC Pantanal não nos reconhece oficialmente, quem trabalha reconhece, e é para eles que estamos exigindo o básico: pagamento em dia, alimentação e respeito!”

O Sinergia-MS seguirá acompanhando o caso e não vai recuar diante das denúncias de irregularidades e precarização. Os trabalhadores merecem respeito e condições dignas para exercer suas funções.

 

 

Por: sinergia-ms

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...